
Health and Safety Team Leader - Prevenção de Riscos Ocupacionais
- Portugal
- Permanente
- Horário completo
- Irás ser responsável por garantir o cumprimento das políticas, procedimentos e medidas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), incluindo normas de segurança contra incêndios e práticas de promoção da saúde e bem-estar, aplicadas às diversas entidades do grupo Salsa Jeans.
- Formação Superior em Engenharia;
- Formação de Técnico Superior de Segurança no Trabalho (Nível VI) com CAP válido;
- Certificado de Competências Pedagógicas – CCP – (preferencialmente);
- Sólidos conhecimentos em legislação de Saúde e Segurança, nomeadamente no âmbito de atmosferas potencialmente explosivas (ATEX), do regulamento REACH;
- Experiência em elaborar normas, relatórios e indicadores de segurança;
- Conhecimentos sólidos de análise de dados e avaliação de riscos;
- Conhecimentos na área do ambiente (preferencialmente);
- Excelente capacidade de organização, planeamento e raciocínio analítico;
- Facilidade de relacionamento interpessoal, boas competências de comunicação, influência, persuasão e forte orientação para resultados;
- Bons conhecimentos da ferramenta do MS Office, com domínio do Excel, Power BI (preferencialmente);
- Bons conhecimentos de Inglês falado e escrito, sendo valorizado o conhecimento de outro idioma;
- Flexibilidade horária e elevado sentido de responsabilidade;
- Capacidade de trabalhar de forma independente, eficaz e eficientemente;
- Disponibilidade para deslocações a nível nacional.
- Estabelecer e promover a manutenção das condições de Saúde e de Segurança (SST) em todas as áreas do negócio da empresa - Sede, Logística, Indústria e Lojas - formulando procedimentos, normas de SST, de segurança contra incêndios e práticas de Saúde e Bem-Estar;
- Suportar e dar aconselhamento técnico em questões de SST com vista a promover a cultura de segurança da empresa;
- Dar cumprimento às obrigações legais e fazer cumprir a legislação relevante em matéria de SST, como identificar perigos, avaliar riscos e implementar medidas de mitigação;
- Ministrar formação e promover comportamentos e locais de trabalho seguros;
- Coordenar e preparar equipas para Resposta à Emergência e Primeiros Socorros, bem como, assegurar a realização de exercícios de treino (simulacros);
- Fazer auditorias e inspeções de segurança e reportar findings e medidas corretivas às equipas de gestão das diversas áreas;
- Participar e investigar acidentes, definir contramedidas e planos de ação para evitar recorrências e elaborar relatórios e indicadores;
- Implementação das medidas de autoproteção e acompanhamento da sua execução;
- Gestão da medicina no trabalho com o prestador de Saúde no Trabalho;
- Manter, rever e divulgar indicadores de performance na área da Saúde e Segurança no Trabalho, identificar oportunidades de melhoria e implementar medidas preventivas e planos de ação.