Consultor/a de Marketing - Área de fidelización y retención B2C

Enel

  • Lisboa
  • Permanente
  • Horário completo
  • Há 2 mêses
Nome da posição: Consultor de Marketing – Área de fidelización y retención B2CCódigo de posição/ código de Avature: 60262825 / 9115Quer fazer parte da Endesa?O que é feito na área?Entre outras ações, na área desenvolvem-se:Estratégias de marketing.Definição, desenho, desenvolvimento, implementação e seguimento dos diferentes planos definidos nos distintos âmbitos.Seguimento e análises da concorrência, do mercado e do cliente.Definição e desenvolvimento da proposta de valor. Desenho e desenvolvimento de produtos.Definição e lançamento de campanhas comerciais no mercado e na carteira de clientes.Estratégias de fidelização e retenção de clientes.Segmentação de clientes. Modelo de valor do cliente.Coordenação, suporte e alinhamento com Vendas e outras áreas da empresa.Impulsionar o posicionamento da marca no mercado.E quais serão as suas funções?Reportando ao Responsável de Marketing e ao Responsável de área, as suas principais funções serão a elaboração da estratégia, desenvolvimento e implementação dos planos de fidelização e retenção da área, nomeadamente:Fidelização:Desenho da estratégia e implementação do plano de fidelização, elaboração do Modelo Operativo e Modelo de Governo.Identificação e desenvolvimento de propostas de valor para a carteira de clientes.Definição do Plano Anual de Comunicações multicanal para a dinamização das ferramentas de melhoria da experiência de cliente.Lançamento de campanhas SMS & Email Marketing através de SalesForce Marketing Cloud (automatizadas e ad hoc) com segmentação de públicos objetivos.Criação de conteúdo para as distintas ações de fidelização tanto online como offline: Email, SMS, Newsletter, Banners, Posts, Fatura, RRSS, Flyers…Desenvolvimento de ações e definição de KPI’s de seguimento.Revisão e seguimento da correta implementação das ações.Análise e medição de resultados com KPIs concretos e impacto no churn rate.Suporte a campanhas de marketing online e offline.Retenção:Desenho do plano de retenção de cliente e implementação de ações através de diferentes canais (email, chamadas, SMS, …) em função dos objetivos estabelecidos na área.Segmentação e definição de públicos objetivos de campanha, segmentação de clientes por valor.Análise e monitorização de baixas, churn rate e deteção de momentos críticos.Definição de ações para os diferentes coletivos nos diferentes momentos e definição de KPIs de seguimento.Implantação e coordenação em diferentes canais.Seguimento das ações através da realização de análise de dados (KPIs), relatórios e dashboards, sendo capaz de detetar possíveis melhorias e implementá-las com a máxima celeridade.Apoio aos canais de vendas com ações pontuaisGerais:Assegurar o alinhamento dos projetos e ações desenvolvidas com os objetivos comerciais do segmento B2C Portugal.Negociação e criação de acordos com os Partners para oferecer aos clientes vantagens exclusivas.Identificação de possíveis oportunidades e melhorias para a consecução dos objetivos.Procura de ações inovadoras.Gestão de fornecedores externos e coordenação com outras áreas da Endesa.Controlo económico das ações.Contaremos mais detalhes durante a entrevista.Para realizar este trabalho, o que precisamos?Será requisito essencial para a ocupação do cargo que possua:Formação em Gestão e Administração de Empresas / Economia / Marketing.Experiência mínima de 3 anos em planos de retenção e fidelização de clientes.Experiência em analise de carteiras (altas, baixas, churn rate, taxas de mortalidade…).Conhecimentos de Salesforce.Conhecimentos de MS Office, Outlook e ferramentas de comunicação (Teams).Nível de Português nativo.Nível de Espanhol fluido.Nível de Inglês fluido.Capacidade de construir relações de partnerships a longo prazo.Atitude ativa e empreendedora.Gestão por objetivos.Forte capacidade de negociação e de comunicação.Conhecimentos de ferramentas de visualização avançada de dados: QlikView, Tableau, PowerBI…Conhecimentos sobre metodologia de gestão de projetos.Também será valorizável que tenha:Pós graduação, mestrado ou MBA em Marketing Digital, Big Data ou Business Analytics.Experiência no sector energético (eletricidade e gás natural).Conhecimentos de CRM Salesforce e da ferramenta de automação Marketing Cloud: conhecimento básico da ferramenta e suas possibilidades. Operar a mesma a um nível básico.Grande capacidade de trabalho e de trabalho em equipa.Capacidade analítica aplicada e capacidade multitaskingConhecimento do mercado energético português.Forte capacidade de liderança para influenciar stakeholders internos e externos.Conhecimentos de analítica avançada/ciência de dados: tratamento de base de dados, SQL, machine Learning.Conhecimentos sobre RPA (robotic process automation) e experiência em trabalhar com a área de ICT.Conhecimentos sobre legislação relacionada com a atividade de venda de energia e serviços, em especial do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) e experiência em trabalhar com a área jurídica.E agora certamente você está interessado em saber o que temos para oferecerPara esta posição oferecemos um contrato por tempo indeterminado com um modelo de trabalho híbrido, combinando alguns dias no escritório e outros fora dele e diferentes opções de horários flexíveis para conciliar a sua vida e a da sua família.Salário alinhado ao seu perfil e ao cargo que vai ocupar.Se acha que esta posição representa uma oportunidade de desenvolvimento e um desafio para si, não hesite e inscreva-se!Basta candidatar-se a esta oferta de emprego. Se o seu perfil corresponder ao que procuramos, a Laura e a Teresa da equipa de Atração de Talentos irão avaliar a sua candidatura e entrar em contacto consigo para saber mais.Por último, mas não menos importante, para nós a diversidade e a inclusão são pontos essenciais no nosso dia a dia, por isso nos nossos processos de seleção temos sempre todas as pessoas que se interessam e têm o perfil que procuramos. Integramos e incluímos a diversidade das pessoas em todos os seus sentidos.Se você quiser saber um pouco mais sobre a Endesa e a Enel, click nestes links:Endesa: https://www.endesa.com/es/sobre-endesa/quienes-somosEnel Green Power: https://www.enelgreenpower.com/esEndesa X: https://www.endesax.com/es/es

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